REVISTA ZONA DE IMPACTO. ISSN 1982-9108, VOL. 11, Janeiro/Abril, ANO 11, 2009.
ALBERTO LINS CALDAS
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Curso de História
www.albertolinscaldas.unir.br
albertolinscaldas@yahoo.com.br
Resumo: Este artigo tem por objetivo propor uma reflexão que desse conta das reais derrotas de um pensamento e de uma ação que parecem, ou pareciam, verdadeiros e reais (o marxismo), mas que depois de abrir uma fenda (a Hermenêutica do Presente faz parte da retomada dessa clivagem) mostrou-se incapaz de ser uma saída, de ser um conjunto de respostas, de ser uma negativa radical. A questão da periculosidade do marxismo, da naturalização do mundo, da universalização da ocidentalidade, da falta de saída diante do conhecimento vitrificado.
Palavras-chave: Marxismo, Hermenêutica do Presente e História Oral.
abstract: This article has for objective to propose a reflection that of that bill of the Real defeats of a thought and of an action that you/they seem, or they seemed, true and real (the Marxism), but that after opening a rift (Hermeneutics of the Present is part of the retaking of that cleavage) it was shown unable to be an exit, of being a group of answers, of being a radical negative. The subject of the danger of the Marxism, of the naturalization of the world, of the universalization of the westernization, of the exit lack before the vitrified knowledge.
Key-words: Marxism, Hermenêutica of the Present and Oral History.
BIBLIOGRAFIA
1- HISTÓRIA ORAL DE JOSÉ CARLOS SEBE
ATAÍDE, Y.D.B. DECIFRA-ME OU TE DEVORO: HISTÓRIA ORAL DOS MENINOS DE RUA DE SALVADOR. São Paulo, Ed.Loyola, 1993.
GATTAZ, A.C. BRAÇOS DA RESISTÊNCIA: UMA HISTÓRIA ORAL DA IMIGRAÇÃO ESPANHOLA. São Paulo, Ed. Xamã, 1996.
__________. PENSANDO MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA ORAL. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, Ano V, nº15, Junho, Porto Velho, 1998.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. A COLÔNIA BRASILIANISTA: HISTÓRIA ORAL DE VIDA ACADÊMICA. Nova Stella, São Paulo, 1990.
__________ . CANTO DE MORTE KAIOWÁ: HISTÓRIA ORAL DE VIDA. Loyola, São Paulo, 1991.
__________. HISTÓRIA E MEMÓRIA OU SIMPLESMENTE HISTÓRIA ORAL? Anais do Encontro de História e Documentação Oral, 5-11, UnB, Brasília, 1993.
__________. DEFININDO HISTÓRIA ORAL E MEMÓRIA. Cadernos CERU, v.5, n.2, p.52-60 ,1994.
__________. MANUAL DE HISTÓRIA ORAL. Loyola, São Paulo, 1996a.
__________. HISTÓRIA ORAL: UM LOCUS DISCIPLINAR FEDERATIVO. (RE)INTRODUZINDO HISTÓRIA ORAL NO BRASIL: 48-55, Xamã, São Paulo, 1996b.
__________ PENSANDO AS NARRATIVAS DE CERTAS MULHERES. SANTOS, Andrea Paula dos: PONTO DE VIDA: CIDADANIA DE MULHERES FAVELADAS. Loyola, São Paulo, 1996d.
__________. TRES ALTERNATIVAS METODOLOGICAS, HISTORIA DE VIDA, HISTORIA TEMATICA Y TRADICION ORAL. CIDADE DO MEXICO: INSTITUTO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA E HISTORIA, 1996e. p.57-72.
__________. SONHOS COMO DISCURSO DA HISTORIA DE MULHERES ANALFABETAS. CAMPINAS: CMU PUBLICACOES, 1997. p.321-328.
__________ ANALFABETISMO E RESERVA MÍTICA: PENSANDO A TRADIÇÃO ORAL. Revista NEHO-HISTÓRIA: 07-20, n.º 0, junho, Núcleo de Estudos de História Oral, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
__________ LEVINE, Robert M.. CINDERELA NEGRA: A SAGA DE CAROLINA MARIA DE JESUS. Editora UFRJ, Rio de Janeiro, 1994.
SANTOS, Andrea Paula dos PONTO DE VIDA - CIDADANIA DE MULHERES FAVELADAS. São Paulo, Ed. Loyola, 1996.
2 - HERMENÊUTICA DO PRESENTE
CALDAS, Fabíola Lins. O DOCUMENTO E OS LIMITES DA HISTÓRIA. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, ano V, nº 16, pp. 20/24, agosto, 1998.
CALDAS, Alberto Lins. HISTÓRIA E CIÊNCIA. Boletim do Laboratório de Geografia Humana/UFRO, nº 1, ano I, Porto Velho, setembro/outubro, 1993, p. 03.
__________. O SAGRADO E O PROFANO. Caderno de Criação, UFRO/Dep. de História /CEI, nº 5, ano I, Porto Velho, abril, 1994.
__________. A CIÊNCIA E A DERROTA DA RAZÃO. Caderno de Criação, UFRO/Dep. de História/CEI, nº 2, ano I, Porto Velho, agosto, 1994.
__________. SOBRE A LEITURA. Caderno de Criação, UFRO/Dep. de História /CEI, Nº 7, ano II, Porto Velho, agosto, 1995.
__________. HISTÓRIA E MÉTODO. Caderno de Criação, UFRO/ Dep. de História /CEI, nº 8, ano II, Porto Velho, novembro, 1995.
__________. O PAPEL SOCIAL DA HISTÓRIA. Caderno de Criação, UFRO/ Dep. de História /CEI, nº 9, ano II, Porto Velho, novembro, 1995.
__________. A RAZÃO DO SENHOR. Caderno de Criação, UFRO/ Dep. de História /CEI, nº 10, ano II, Porto Velho, julho, 1996a.
__________. HERMENÊUTICA DO PRESENTE. Caderno de Criação, UFRO/Dep. de História/CEI, nº 11, ano III, Porto Velho, dezembro, 1996b.
__________. DIALÉTICA E HERMENÊUTICA: UMA QUESTÃO DE MÉTODO. GEOUSP - Revista da pós-graduação em Geografia, Departamento de Geografia/USP, n.º 1, p. 23/29, São Paulo, 1997a.
__________. A CRIAÇÃO DA HISTÓRIA. Caderno de Criação, UFRO/Dep. de História/CEI, nº12, ano IV, Porto Velho, março, 1997b.
__________. INTERPRETAÇÃO E REALIDADE. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº13, ano IV, Porto Velho, setembro, 1997c.
__________. HISTÓRIA ORAL. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 37/41, Porto Velho, junho, 1998a.
__________. TEMPO, TEXTO E DOCUMENTO. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 41/44, Porto Velho, junho, 1998b.
__________. CITAÇÃO E PERGUNTA-RESPOSTA. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 44/46, Porto Velho, junho, 1998c.
__________. INTERPRETAÇÃO. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 46/53, Porto Velho, junho, 1998d.
__________. MEMÓRIA. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 53/55, Porto Velho, junho, 1998e.
__________. LEITURA. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº15, ano V, p. 55/57, Porto Velho, junho, 1998f.
__________. PSICOLOGIA TEXTUAL: ENTRE A PSICOLOGIA E A HISTÓRIA ORAL. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº16, ano V, p. 23/32, Porto Velho, setembro, 1998g.
__________. O QUE VI NA ÁGUA. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº17, ano VI, p. 88/90, Porto Velho, abril, 1999a.
__________. HISTÓRIA E VIRTUALIDADE. Caderno de Criação, UFRO/Centro de Hermenêutica do Presente, nº18, ano VI, p. 06/12, Porto Velho, junho, 1999b.
__________. ORALIDADE, TEXTO E HISTÓRIA: PARA LER A HISTÓRIA ORAL. Loyola, São Paulo, 1999c.
3 - OBRAS GERAIS
BACHELARD, Gaston. LA FORMACIÓN DEL ESPIRITU CIENTIFICO. Siglo Veintiuno, 2ª ed., Buenos Aires, 1974.
__________. A ÁGUA E OS SONHOS. Martins Fontes, São Paulo, 1989a.
__________. A CHAMA DE UMA VELA. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 1989b.
__________. A TERRA E OS DEVANEIOS DO REPOUSO. Martins Fontes, São Paulo, 1990a.
__________. O AR E OS SONHOS. Martins Fontes, São Paulo, 1990b.
__________. A TERRA E OS DEVANEIOS DA VONTADE. Martins Fontes, São Paulo, 1991.
__________. A PSICANÁLISE DO FOGO. Martins Fontes, São Paulo, 1994.
BARTHES, Roland. O PRAZER DO TEXTO. Perspectiva, São Paulo, 1977a.
__________. ROLAND BARTHES POR ROLAND BARTHES. Cultrix, São Paulo, 1977b.
__________. A CÂMARA CLARA. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1984.
__________. MITOLOGIAS. Difel, São Paulo, 1985.
__________. S/Z. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1992.
__________. O GRÃO DA VOZ. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1995.
BENJAMIN, Walter. O NARRADOR. MAGIA E TÉCNICA, ARTE E POLÍTICA: Obras Escolhidas, Vol. 1: 187-221, Brasiliense, São Paulo, 1987.
BOSI, Ecléa. MEMÓRIA E SOCIEDADE: LEMBRANÇAS DE VELHOS. Companhia das Letras, São Paulo, 1994.
BURGOS, Elizabeth. ME LLAMO RIGOBERTA MENCHÚ Y ASÍ ME NACIÓ LA CONCIENCIA. Siglo Veintiuno, México, 1987.
DURAND, Gilbert. A IMAGINAÇÃO SIMBÓLICA. Cultrix/EDUSP, São Paulo, 1988.
__________ . AS ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO IMAGINÁRIO. Martins Fontes, São Paulo, 1997.
ECO, Umberto. APOCALÍPTICOS E INTEGRADOS. Perspectiva, col. Debates/19, São Paulo, s/d.
__________. OBRA ABERTA. Perspectiva, col. Debates/4, São Paulo, 1988.
__________. SEIS PASSEIOS PELOS BOSQUES DA FICÇÃO. Companhia das Letras, São Paulo, 1994.
__________. INTERPRETAÇÃO E SUPERINTERPRETAÇÃO. Martins Fontes, São Paulo, 1997
ELIADE, Mircea. O MITO DO ETERNO RETORNO. Edições 70, col. Perspectivas do Homem/5, Lisboa, 1988.
FOUCAULT, Michel. AS PALAVRAS E AS COISAS. Portugália, col. Problemas/23, Lisboa, 1968.
__________. MICROFÍSICA DO PODER. Graal, 5ª ed., Rio de Janeiro, 1985.
__________. VIGIAR E PUNIR. Vozes, Petrópolis, 1987.
HAVELOCH, Eric. A EQUAÇÃO ORALIDADE-CULTURA ESCRITA: UMA FÓRMULA PARA A MENTE MODERNA. OLSON, David R.; TORRANCE, Nancy: CULTURA ESCRITA E ORALIDADE: 17-34, Ática, São Paulo, 1995.
__________. PREFÁCIO A PLATÃO. Papirus, Campinas, 1996a.
__________. A REVOLUÇÃO DA ESCRITA NA GRÉCIA. UNESP/Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1996b.
JUNG, Carl Gustav. O HOMEM E SEUS SÍMBOLOS. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, sd.
__________. PSICOLOGIA DO INCONSCIENTE. Vozes, Petrópolis, 1987b.
__________. O EU E O INCONSCIENTE. Vozes, Petrópolis, 1987c.
__________. MEMÓRIAS, SONHOS, REFLEXÕES. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1989.
LUKÁCS, Georg. HISTÓRIA E CONSCIÊNCIA DE CLASSE. Publicações Escorpião, Porto, 1974.
OLSON, David R.. O MUNDO NO PAPEL. Ática, São Paulo, 1997.
__________; TORRANCE, Nancy. CULTURA ESCRITA E ORALIDADE. Ática, São Paulo, 1995.
PAIVA, Cláudio Lacerda. INTRODUÇÃO. In DEPOIMENTO. LACERDA, Carlos, pp. 19/24, Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1978.
PATAI, Daphne. BRASILIAN WOMEN SPEAK. Rutgers University Press, New Brunswick, 1989.
VIEZZER, Moema. “SE ME DEIXAM FALAR ...”: DOMITILA: DEPOIMENTO DE UMA MINEIRA BOLIVIANA. Global, São Paulo, 1984.